proterra2.gif (92431 bytes)

Importantes Diferenciais

O Projeto Terra Nova não está vinculado a nenhuma organização. Por ser científico-espiritualista, é constituído por livres-pensadores, distanciado de partidarismos, dogmatismos, idolatrias e credos. A despeito de ter sido concebido por Philippe Piet van Putten, o projeto não pertence a ninguém. Todos os passos a serem dados pela comunidade Agartha II serão discutidos franca e democraticamente entre todos os participantes e firmados de modo a não violarem os princípios filosóficos, administrativos e ideológicos do projeto que rezam:

 

Reeducação existencial

Um dos maiores problemas que indivíduos e grupos sociais enfrentam é a absoluta carência de percepção sobre o seu papel na vida. Tradicionalmente, religiões, filosofias, movimentos sociais e ideologias político-partidárias tem sido as fontes mais procuradas para o preenchimento da necessidade íntima de cada ser humano de sentir-se útil, participativo nos processos evolutivos da nossa espécie. Enquanto muitas pessoas realmente demonstram ter encontrado uma vivificante motivação existencial, abraçando alegremente, de corpo e alma, às mais diversas causas, é fato incontestável que a grande maioria não achou seu caminho.

A indefinição quanto a existência de uma razão de ser para nossas vidas e a ignorância sobre a nossa intimidade psico-espiritual, somadas aos crescentes problemas sociais, econômicos e ambientais contemporâneos, tem alastrado uma grande insegurança que, em suas expressões mais drásticas, gera desesperança, agressividade, irresponsabilidade, hipocrisia e solidão. Este problema não está circunscrito à nenhuma classe social específica; Tornou-se uma verdadeira "doença" que atinge à todos...Homens e mulheres; jovens e velhos; ricos e pobres; instruídos e ignorantes; líderes e liderados... Uma depressiva tristeza está disseminada.

Nunca se ouviu com tanta freqüência frases como: "Não se pode mais confiar em ninguém", "A humanidade está perdida", "Deus nos esqueceu ou está morto", "Ninguém ganha dinheiro sendo honesto" entre outras. Vê-se que as pessoas não mais conseguem trazer otimismo a suas vidas sem que se sintam falsas ou iludidas. Nesse clima de desmotivação é realmente difícil acreditar que o futuro possa ser melhor.

Muitos acham que o mundo poderia ser mais saudável, mas pouco ou nada fazem porque se sentem como "uma andorinha solitária querendo fazer o verão". Não sabem que centenas de milhares de pessoas se sentem da mesma forma e que, uma vez unidas, poderiam sanear o planeta inteiro !

Neste contexto, não podemos esquecer daqueles que demonstram acreditar no advento de uma nova era de amor, justiça e paz, mas que depositam suas esperanças de transformação na intervenção paranormal de "messias", "anjos", "mestres ascencionados", "extraterrestres" e outros entes do além. Por todo lugar surgem "canalizadores" que afirmam transpor para o nosso mundo poéticas mensagens de "seres elevados" que trabalham por nossa "salvação", mas até o momento, nenhum deles ofereceu à humanidade evidências confiáveis de seus contatos interdimensionais.

Tanta desorientação é compreensível e deixa claro que precisamos de uma reeducação existencial. Tivemos tempo mais do que suficiente para atestar que a maioria das nossas crenças, hábitos, tradições e normas são obsoletas e fúteis. Precisamos ter a coragem de questionar nossos valores e paradigmas. Carecemos de uma radical Revolução da Consciência que nos ajude a viver com lucidez, equilíbrio e alegria.

 

Revolução da Consciência

Há quem tente sustentar que "tudo o que acontece de bom no mundo vem de Deus", e "que tudo o que acontece de ruim vem do Diabo", como se não fossemos responsáveis por nenhuma das graças e desgraças que eventualmente surgem em nossas vidas. Para essas pessoas, todos somos impotentes marionetes acerebradas, manipuladas mecânicamente nos conflitos entres deuses e demônios. Elas rezam aos seus "deuses" ou fazem sacrifícios aos seus "demônios", em busca de ajuda e proteção. Fazem promessas e penitências crentes que seu sofrimento é a melhor forma de pagamento pelas "graças alcançadas".

O Projeto Terra Nova propõe uma reeducação existencial a partir de uma ampla e irrestrita revolução da consciência (renovação de valores, conceitos e paradigmas). Isto porque tem plena certeza do imenso potencial criativo e realizador da espécie humana. Existam ou não deuses, anjos e demônios, julgamos que não devemos contar com eles para nada. Devemos sim, estudar e explorar as nossas extraordinárias potencialidades inatas, exaustivamente demonstradas e documentadas ao longo da história da humanidade, para dar nova cor e energia à nossa existência individual e coletiva. O Projeto Terra Nova tem concretas referências para acreditar que temos conhecimento e poder para moldar o nosso futuro. Precisamos apenas redescobrir a nossa capacidade e priorizar a ética e a justiça.

A comunidade Agartha II terá entre suas vigas mestras um trabalho de reeducação existencial científico-espiritualista que aplicará a revolução da consciência desde a gestação de um feto ao preparo para a "morte". Se refletirá especialmente na orientação dos pais e dos professores na implementação de sistemas de ensino que eduquem as crianças para uma vida física, mental e espiritualmente construtiva. Desde a infância, cada um aprenderá a descobrir o senso de justiça, ou seja, a extensão dos seus direitos e deveres para consigo mesmo, para com a sociedade e a natureza.

 

Página Inicial

Apresentação - Síntese - Perfil dos Interessados

Religiões ambulantes - Científico-espiritualismo - Religiosidade empresarial

Concretizando uma utopia - Prosperidade e felicidade - Humildade para transcender

Perguntas e Respostas

Links