Perguntas e Respostas
001 - "Prezado Mahatma... Fui hippie. Participei ativamente de duas comunidades alternativas. Ajudei a comprar as terras, arei a terra e criei galinhas até fazer calos nas mãos ! As duas comunidades começaram muito bem. Sonhávamos alto ! Queríamos um mundo melhor. Eramos meditantes e praticantes do hatha yoga. Mas, com o passar dos meses, os problemas econômicos e de relacionamento começaram a aparecer. Para resumir...As duas fracassaram e acabaram sumindo. Como acreditar que com a Comunidade Agartha II do Projeto Terra Nova será diferente ?"
Antonio Carlos - Engenheiro Arquiteto
ooo Meu amigo,
Desde que retomamos a idéia do Projeto Terra Nova temos tido a preocupação de avaliar os motivos que levaram algumas comunidades ao insucesso. Também gosto de sonhar alto, mas com a experiência aprendi a sonhar sem perder o contato com as agruras desta realidade. Muitas comunidades falharam por falta de planejamento e de pessoal qualificado e outras, por excessiva confiança nos desígnios e na proteção de questionáveis forças sobrenaturais.
O Projeto Terra Nova não vai levar ninguém para terras isoladas que exijam o "sangue e suor" de seus componentes, mas para uma pequena cidade já existente, com toda a infraestrutura básica. Nao pretende privar ninguém dos confortos e comodidades, mas sim, criar uma força de trabalho cooperativa entre pessoas físicas e jurídicas para assegurar que todos possam ter cada vez mais tempo para si mesmos, para o seu trabalho de polimento pessoal.
Contamos ainda com os pareceres, críticas e sugestões de pessoas como você, que já passaram por experiências comunitárias, e que em muito colaboram para detectar eventuais falhas nos planos. Não queremos que ninguém "acredite", mas sim que nos ajude a tornar a idéia uma realidade.
A Comunidade Agartha II só será oficialmente lançada quando estivermos absolutamente seguros de sua viabilidade.
002 - "Não ficaremos isolados do mundo numa cidadezinha pequena ?"
Alexandre C. Silvino - Acadêmico de Processamento de Dados
ooo De maneira alguma ! Muito pelo contrário ! Nos empenharemos para levar conosco o que há de mais moderno em tecnologia de telecomunicações e buscaremos uma imediata coligação com as lideranças municipais para que possamos nos aliar na obtenção de recursos que venham a beneficiar o desenvolvimento econômico, social, cultural e técnico-científico. Almejamos uma harmonização produtiva entre a espécie humana, a tecnologia e a natureza.
003 - "Com o crescimento da Comunidade Agartha II, e da cidade que a acolher, não acabaremos sufocados pelos mesmos problemas das grandes cidades, como a poluição, por exemplo ?"
Márcia Maria L. Antunes - Pediatra
ooo O Projeto Terra Nova está ciente de que toda e qualquer megalópole é uma aberração em si mesma. Todas elas (São Paulo, Nova York, Cidade do México, Rio de Janeiro, Tóquio etc.) tornaram-se feias, ingovernáveis e desumanas. Temos plena convicção de que nenhuma delas terá seus problemas sociais solucionados. De maneira que estimamos um limite de crescimento físico, para que jamais venhamos a perder o controle administrativo da comunidade. Caso o número de participantes venha a exceder esse limite, estaremos preparados para acionar uma rede de expansão que envolverá outros pequenos municípios, com os quais estabeleceremos intercâmbios diversos.
As distintas formas de poluição localizada são sintomas de uma cidade doente, já fora de controle. Uma equipe administrativa inteligente, ágil e humanizada certamente saberia evitar a eclosão do mal.
004 - "Estou muito entusiasmada com a retomada do Projeto Terra Nova. Faço absoluta questão de estar com vocês sempre ! Vocês tem planos de lançar alguma revista ou boletim ligado ao projeto ? Pessoas da Terceira Idade poderão participar ?"
Mônica G. A. Cerqueira - Geóloga
ooo Mônica,
Por enquanto, nossos meios de difusão principais são as palestras de Philippe (o artista "Mahatma") e esta página, ainda embrionária, na Internet. No futuro, talvez precisemos recorrer a outras mídias, já que o Projeto Terra Nova começa a ser discutido também em outros países de língua portuguesa.
Como científico-espiritualistas, não filtramos nossos relacionamentos por parâmetros tão pouco significativos tais como a idade, a raça, a cor, ou o sexo das pessoas. Temos ativos correspondentes dos 13 aos 80 anos de idade e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que as almas mais luminosas estejam ao nosso lado, independentemente da idade cronológica de seus veículos somáticos.
Apenas como curiosidade: Um dos primeiros ítens do projeto original (1976) era justamente a criação de condições para que pessoas da terceira idade pudessem ser produtivas e positivamente preparadas para a sua "transição".
005 - "A Comunidade Agartha II adotará veículos movidos à álcool ou gasolina ?"
Túlio França - Administrador de Empresas
ooo Pretendemos motivar a utilização de veículos de tração humana, especialmente bicicletas, e procuraremos incentivar a implementação de veículos movidos à gás e outras formas não poluentes. Como as cidades que abraçarão a Comunidade e sua eventual rede de expansão terão seu crescimento controlado, esperamos que a maioria se sinta confortável com boas caminhadas
Envie suas perguntas para:
perguntas@proterranova.freeservers.com
Apresentação - Síntese - Perfil dos Interessados
Importantes diferenciais - Reeducação existencial - Revolução da Consciência
Religiões ambulantes - Científico-espiritualismo - Religiosidade empresarial
Concretizando uma utopia - Prosperidade e felicidade - Humildade para trancender