proterra2.gif (92431 bytes)

waterfal.jpg (34075 bytes)

Religiões ambulantes

As mais variadas normas e leis foram criadas para firmar parâmetros comportamentais no âmbito da vida em sociedade. A determinação dos nossos direitos e deveres enquanto seres sociais tem sido delineada ao longo dos séculos por grandes pensadores e legisladores. Contudo, já faz parte dos ditos populares que "o que é proibido é mais gostoso", tendo em vista que raramente as normas e as leis são aplicadas e obedecidas conforme o estabelecido.

Uma onda de destruição espalhou-se pelo mundo. O desamor e o desrespeito tornaram-se habituais. A humanidade, traumatizada com tanta injustiça e sofrimento, encontra dificuldades para acreditar que tem em si mesma o poder de edificar uma realidade melhor para todos. As sucessivas desilusões sociais, que se arrastam por séculos, consolidaram uma depressiva aura de impotência e acomodação. Cultua-se a agressividade e a violência como se fossem heróicas alternativas para uma sociedade decadente. Mais e mais indivíduos expressam a sua revolta dando mais força à degradação. Competem entre si para sujar as paredes com símbolos insignificantes; organizam-se em fúteis gangues de rua; criam modismos auto-flagelantes, perfurando os próprios corpos com adornos de metal; idolatram formas de "arte" carregadas de negatividade e ódio; apreciam a alienação e a proliferam com o uso abusivo de drogas legais e ilegais; transformam genocidas e outros criminosos em ícones pátrios.

Por outro lado, é igualmente imenso o contingente de indivíduos que, ao invés de externar seu desagrado com as conjunturas através de gestos agressivos, opta por uma absoluta passividade, preferindo ignorar os problemas ou depositar as esperanças de dias melhores em intervenções milagrosas.

O Projeto Terra Nova parte do princípio que se nossas vidas fossem conduzidas com sensatez seriam essencialmente ricas em espontânea religiosidade. Teríamos suficiente amor e respeito por nós mesmos de modo a fazer com que a nossa passagem por este mundo fosse a mais saudável, útil e alegre possível. Daí o porquê de estarmos incentivando a maturação humana e psicoespiritual dos participantes do projeto por meio de eventos diversos (cursos, seminários, festas, vivências, acampamentos, celebrações de casamento, rituais de batismo etc.). Acreditamos no potencial humano e queremos criar condições para que ele flua em todos os sentidos. Julgamos de fundamental importância trabalhar para que cada participante se reconheça como uma religião ambulante, livre para ser, pensar e agir à luz da justiça, em prol de seu próprio bem e da comunidade

 

Tropic5.GIF (37987 bytes)

Científico-espiritualismo

O Projeto Terra Nova foi inspirado pelo criador do moderno científico-espiritualismo, o comunicólogo, publicitário e artista ("Mahatma") Philippe Piet van Putten. Eis, por conseguinte, uma grande oportunidade para todas as pessoas físicas e jurídicas participantes, ou não, se inteirarem sobre tudo o que diz respeito a essa revolucionária escola de auto-conhecimento, que tem chamado a atenção de pensadores de todo o mundo.

O científico-espiritualismo, que consiste no estudo e exercício da religiosidade prática (a arte/ciência do viver em felicidade), sem dogmatismos, mistificações e idolatrias, teve suas raízes nas experiências do famoso e controverso paranormal brasileiro Carmine Mirabelli (1889 - 1951). Philippe, sensitivo desde a infância, retomou a proposta e a aperfeiçoou. Deu ao científico-espiritualismo o perfil da "religião do futuro", na medida em que se trata de um corpo de conhecimentos e técnicas pragmáticas, adaptadas as carências e características do homem contemporâneo. Sempre maleável aos importantes avanços da ciência e da tecnologia, o científico-espiritualismo não tem verdades acabadas, nem cultua personalidades ou livros sacros. Não firma limites para o saber e procura sempre motivar o questionamento e a troca de idéias como formas essenciais para o aperfeiçoamento físico, psíquico e espiritual dos homens e da sociedade. Afirma que cada ser humano já nasce com os necessários recursos para conquistar sua felicidade e que deve explorar amorosamente a si mesmo nesse sentido.

Políticos, cientistas, artistas, estudantes, donas de casa...Enfim...Centenas de pessoas, das mais diversas origens e formações, cansadas das estéreis abordagens das religiões tradicionais e desiludidas com os caminhos moralmente decadentes da sociedade, recorrem aos estudos científico-espiritualistas em busca de encontrarem a si mesmas a partir de seus próprios esforços. É nessas "religiões ambulantes", conscientes de seus direitos e deveres humanos, bem como de seu grande poder de realização, que reside a esperança de uma Terra Nova.

 

terranovarev.jpg (23786 bytes)

Religiosidade empresarial

Conquanto o nome não seja o mais apropriado para descrevê-la, a religiosidade empresarial é uma das valiosas particularidades cientifico-espiritualistas que caracterizarão a coordenação do Projeto Terra Nova. Ela acrescenta uma nova dimensão às ciências administrativas e de gerenciamento de recursos humanos, que se traduz no "trabalho pelo prazer e pela espiritualização", em detrimento do "trabalho por obrigação e pelo sustento material".

É uma área ainda muito nova, mas que está sendo recebida com muito otimismo por administradores de visão, uma vez que, quem trabalha por prazer, produz mais e melhor. Philippe Piet van Putten, criador da religiosidade empresarial, tem sido convidado para palestrar a respeito em empresas e órgãos de administração pública. Novos textos logo estarão disponíveis on-line.

 

Página Inicial

Apresentação - Síntese - Perfil dos Interessados

Importantes diferenciais - Reeducação existencial - Revolução da Consciência

Concretizando uma utopia - Prosperidade e felicidade - Humildade para trancender

Perguntas e Respostas

Links